Obesidade Masculina x Hipogonadismo


Obesidade Masculina x Hipogonadismo

A avaliação da composição corporal é, portanto, melhor obtida através de exame de Bioimpedância Corporal, que mostra os percentuais de massa muscular esquelética e gordura corporal por segmento (MMSS, MMII e abdome), como também o percentual de água livre (parâmetro que pode ser utilizado para os casos de I.C.C. descompensada/I.R. e H.A.S.).

Sabe-se que o hipogonadismo hipogonadotrófico pode ocorrer em 50% dos obesos e 75% dos obesos mórbidos.

Caso não estejam planejando paternidade, devem ser considerados candidatos à terapia de reposição de testosterona, além de mudanças no estilo de vida (dieta adequada ao seu perfil e atividades físicas regulares).  A adição da terapia de reposição de testosterona resulta em perda ponderal (no componente adiposo abdominal), aumento de massa muscular esquelética, diminuição de cintura abdominal e da relação cintura/quadril. Por outro lado, observa-se também melhora dos parâmetros metabólicos (glicemia, hemoglobina glicada, lipídeos e pressão arterial). 

Desta forma, consequentemente, reduz o número de mortes, I.A.M., AVC e câncer.  Há ainda ganhos adicionais na libido/ereção/força muscular/qualidade do sono/raciocínio/disposição geral e socialização. Existem diversos produtos para a reposição hormonal de testosterona, podendo ser utilizado conforme a indicação para cada caso. Formulações com undecilato de testosterona são aplicadas intramuscular a cada 3 meses.  

Já composições com cipionato de testosterona tem ação mais curta e podem ser aplicadas a cada 2 - 3 semanas. Existem também composições mistas de um conjunto de testosterona com tempos de ação diferentes, com o objetivo de evitar picos e quedas dos níveis sanguíneos durante o seu uso.

Sempre que se optar por terapia de reposição de testosterona deve-se, inicialmente, avaliar alguns aspectos da saúde tais como: nodulações ou hiperplasia prostática, história familiar de câncer de próstata, HAS de má evolução, I.C.C. descompensada, diabetes mellitus mau controlado e presença de outras doenças crônicas descompensadas.

Caso estejam planejando paternidade, devem tratar de forma diferente, uma vez que o uso da testosterona sintética irá promover um bloqueio do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas. Desta forma utiliza-se medicamentos “off-label” como regra de exceção, com o objetivo de melhora dos parâmetros citados e preservação do potencial de fertilidade.