Os benefícios da prática esportiva.


Os benefícios da prática esportiva.

Sabendo que nosso corpo funciona de maneira diferente em cada fase do ciclo, devemos respeitar a condição que ele nos impõe para não sentirmos desconforto durante o exercício. Se a atividade está adaptada ao nosso rendimento, essa traz muitos benefícios para a mulher no período menstrual.

Quando fazemos exercícios, nosso corpo libera hormônios que podem ter efeito analgésico e aliviar as cólicas menstruais. As endorfinas produzidas durante a atividade física melhoram o humor e podem amenizar os temidos sintomas da TPM.

Além disso, manter-se em movimento eleva a temperatura corporal e favorece uma vasodilatação que resulta na melhora da irrigação dos tecidos. Consequentemente, temos uma sensação de conforto e alívio tão prazerosa quanto assistir a um filme comendo brigadeiro!

Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo. Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve. Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas.

Dra. Priscila Rosique
Ginecologista e Mastologista
CRM-RO 3685