Hoje compartilho uma metáfora que aprendi com meu pai Jose Luis, ele completou na ultima semana seis décadas de vida, de história. Obrigada pai por me ensinar literalmente a escrever no papel e na vida. Amo-te.
Como você esta escrevendo sua história?
Sim, todos nós somos protagonistas da nossa biografia. Cada ser é único, cada historia é única, já parou para pensar que você é ÚNICO? Não existe outro igual a ti... Sua arcada dentária sua digital, sua família e seus pensamentos... Tudo é singular, ÚNICO. Parar e refletir sobre como estamos escrevendo o livro da nossa vida é muito importante, para que no final, não seja apenas um amontoado de folhas amareladas sem nenhum sentido.
A cada novo dia, a cada amanhecer, somos agraciados pela oportunidade de escrever novas e diferentes páginas. Para escrever bem e com clareza, precisamos do caderno chamado TEMPO, da caneta chamada CORPO e da tinta dentro dela chamada VIDA.
Agora vamos dar uma pequena pausa? Respire fundo, permita que o ar passe devagar sobre as narinas e libere o ar pela boca, feche um pouco os olhos e entre em contato com a sua historia, já parou para analisar como esta o livro da sua vida? Se parece com um drama? Uma aventura? Um livro de superação? Você conta sua história feliz, sorrindo, com orgulho do que escreveu? Ou conta sua historia com tristeza? Como olha para sua história? Somos os responsáveis por escrever uma boa historia, em honra a todas as historias que vieram antes de nós.
Como esta seu caderno (tempo)? Organizado? Ou você reclama que te faltam folhas para escrever o que deseja. Já ouvi pessoas adiando seus dons, talentos, sonhos com a frase: Eu não tenho tempo. Sinto como se dissessem: Eu não tenho folha no meu caderno para escrever isso, o que não é verdade; e assim vão colecionando escritas monótonas e tristes, muito diferentes dos verdadeiros valores dos seus corações. Deixando por vezes paginas em branco sem nada escrito... Dias vazios em que nada foi feito.
Desejo profundamente que te sobre, ao menos uma folha, para que você escreva na sua historia algo que faça seus olhos brilharem, um capitulo da sua vida, escrito especialmente para você, um sonho, uma conquista, um descanso na rede, os pés na praia, um banho de chuva, aquele beijo apaixonado... Seja lá o que for, que seja acompanhado de sorrisos e coração grato.
Como esta a caneta sagrada confeccionada no ventre da sua mãe e entregue para você? Tem zelado do instrumento que te permite viver: O CORPO?
Gosto de conversar com senhorinhas que tem aquele olhar de muitas páginas e histórias de vários capítulos, elas ensinam formulas para escrever boas vidas através do autocuidado e autoamor... Para praticar essa formula é simples, basta observar o que você tem feito para que a sua caneta não falhe e dure mais? O Corpo necessita de alimentos, exercícios, sorrisos, água, cuidados com a higiene e se possível um tanto de carinho.
Desejo que esteja cuidando do seu corpo, essa ferramenta fantástica, assim poderá escrever muitas coisas belas alicerçadas na saúde e no amor.
Como esta a sua tinta? Sua vida, seu espirito? Aquilo que anima o corpo, que da voz a caneta sobre o papel do tempo.
Avalie carinhosamente como, com quem, no que, onde esta aplicando a tinta da sua caneta, de que forma esta gastando seu tinteiro, todos sabemos que uma hora, a tinta acaba...
Algumas pessoas usam a tinta para escrever belos parágrafos apenas para impressionar alguns leitores, outros utilizam para opinar e escrever nos cadernos alheios, acreditando terem melhores palavras para incluir em historias que não são suas, outros ainda, gastam suas tintas para escrever paginas e paginas de reclamações sem utilidade alguma, tem ainda os que usam da vida, da tinta sagrada para escrever paginas que ferem, machucam não somente a si, mas também ao próximo. Encontro no consultório e fora dele, pessoas que desistiram de escrever, carregam uma caneta desgastada pela angustia e a tinta seca pela depressão, são pessoas que precisam recarregar o tinteiro com esperança e ação, restaurar a caneta com o calor de palavras afetuosas, cuidados através do carinho, contemplação e esperança.
Desejo que você esteja usando sua tinta ‘especial’, cheia de cores e vida para escrever belas paginas, claro que, em toda historia, existem paginas difíceis, tristes, saudosas, mas que você as utilize como tesouros em forma de experiências, que sua historia seja escrita com amor e gratidão.
Cada dia é uma página, que possamos escrever ao menos uma linha que alegre nosso coração.
Todas as noites, antes de adormecer, vamos perguntar: O que escrevi hoje de bom na minha historia? O que foi bonito no meu dia? Tenha certeza, se estivermos cuidando bem do caderno (tempo), da caneta (corpo) e da tinta (vida) teremos sempre algo belo para escrever, reler, lembrar e sorrir.
Abra o livro, leia com atenção sua historia, escreva os capítulos que sempre quis, desenhe, pinte as folhas, coloque poesia e rima, todos somos capazes de escrever coisas bonitas na nossa vida. Escreva! Não desista! Acredite, se olhar cuidadosamente verá que existe uma Mão amorosa segurando a nossa que fortalece nossa escrita, nossa vida a todo instante e em cada linha.
Finalizo com a frase de Elídio Araujo: “Para o Criador, um homem Nobre, é aquele que escreve sua história no livro da vida, com amor, carinho e respeito ao próximo”.
Fonte: Débora Clais