Pálpebras caídas nunca mais


Pálpebras caídas nunca mais

Um doce olhar: Blefaroplastia para pálpebras caídas

Algumas vezes, podemos ouvir coisas do tipo: “sua expressão parece cansada”. Ou então “você tem um olhar triste”. É um fato que nossos olhos transmitem muitas impressões sobre nosso estado de espírito. Mas não significa que seja necessariamente verdade. Com o avanço da idade ou inúmeros fatores ambientais, nossa pele pode apresentar flacidez e perda de sustentação, dando um aspecto cansado para nossa expressão.

Felizmente, para isso, existe a blefaroplastia. Essa cirurgia corretiva normalmente é procurada por pacientes com mais de 30 anos, quando o processo de ptose – seja por causas musculares ou excesso de pele - pode se tornar mais acentuado. Essa cirurgia pode tanto corrigir o processo de queda, quanto também retirar os acúmulos de gordura que podem ocorrer na região, criando uma percepção de inchaço nos olhos.

O procedimento em si é bastante simples: dependendo das necessidades do paciente, é realizada uma anestesia local com sedação. Se for preciso, pode ser uma anestesia geral. A incisão para a remoção do excesso de pele ou correção da musculatura orbicular suturada com pontos absorvíveis ou removíveis.

Por haver uma incisão, é preciso uma breve internação de algumas horas. Depende do tipo e extensão do procedimento pode variar entre 6 horas até um dia inteiro. As pálpebras possuem uma pele muita fina e repleta de vasos. Como se trata de uma cirurgia com incisão, haverá inchaço e coloração arroxeada na região.

No entanto, o processo de recuperação é simples: nos primeiros dois dias, é recomendado o uso de compressas frias para diminuir o inchaço. Enquanto houve o processo de recuperação, indica-se evitar todo tipo de esforço físico, assim como massagear, coçar ou fazer qualquer manipulação da região dos olhos. E, para garantir uma boa cicatrização, o paciente é orientado a dormir com a cabeça elevada por 15 dias e evitar exposição solar por pelo menos 90 dias.