Permitindo o Novo

Abra-se para as mudanças!

Permitindo o Novo

Permita o novo

Estamos iniciando 2022 e abrir-se para o novo é uma excelente sugestão para as mudanças tão almejadas e profetizadas nesta data.

Na teoria é algo simples, mas no dia a dia isso exige posturas diferentes. Neste sentido escrevo com a intenção de auxiliar nos passos que nos conduzem ao caminho das mudanças.

Querer o novo é mais simples do que aceitar o novo. Algumas pessoas estão muito apegadas a rotina, ao conhecido, a ser a pessoa que sempre foi, com seu modo de viver, pensar e agir que a resistência para a mudança se transforma em um muro paralisante, fechando as portas para os lindos convites feitos pela vida para nos reinventar.

Mudanças por vezes são sinônimos de perdas ou perigo, então, vamos evitá-la ao máximo. Pensamentos como esse nos levam a rigidez, para que ele não nos aprisione precisamos nos reeducar para a ideia de mudança.

Como podemos fazer isso?

Primeiro passo é recordar os repertórios em que a mudança enriqueceu nossa vida e consciência, nos tornou seres humanos melhores e hoje somos quem somos justamente porque passamos por muitas situações que exigiram mudança.

O ciclo antigo precisa findar para que o novo ciclo tenha início. A própria natureza nos mostra a importância das mudanças: Nas trocas das estações do ano, da lagarta para borboleta, dos ovos às aves... enfim, tudo está em mudança e transformação, o novo se mostra ao nosso redor.

Segundo passo é  questionar os velhos ciclos, hábitos, relacionamentos, etc.

Estou em um relacionamento que não gostaria de estar nos proximos dois anos, então porque ficar mais tempo nele?

Estou adoecendo neste trabalho, o que posso fazer para servir a vida de uma maneira diferente, que não custe minha saúde?

Viver desta forma, com esses hábitos me deixa infeliz, então, quanto tempo mais gastarei com esses hábitos?

Questionamentos nos auxiliam a expandir a consciência sobre nossas vidas.

Terceiro passo, escreva. Coloque no papel as mudanças desejadas, mentalize como será sua vida quando essas mudanças estiverem presentes, e mesmo com medo, comece.

Aos poucos, fazendo algo pequeno e diferente diariamente, mudando o horário de acordar, inserindo um elogio, uma música pela manhã, um legumes no prato, através de pequenas mudanças vamos abrindo as portas para o novo entrar e fazer moradia em nossas vidas.

Permita o novo!

Encerro com a frase de Irismar Oliveira “Que nunca nos falte coragem para viver o novo de cada dia!”

Fonte: Debora Clais