Qual a diferença entre Angiologia e Cirurgia Vascular?


Qual a diferença entre Angiologia e Cirurgia Vascular?

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos. A Cirurgia Vascular se ocupa do tratamento cirúrgico dessas doenças. No entanto é muito difícil separar uma especialidade da outra, pois quando o paciente procura o especialista este ainda não tem conhecimento se seu problema é cirúrgico ou não. Dessa forma o Cirurgião Vascular também é apto a realizar todos os tratamentos clínicos das doenças vasculares não cirúrgicas, ou seja, cuidar de todas as doenças que acometem o sistema circulatório.

Tanto a Angiologia quanto a Cirurgia Vascular tem em comum a ênfase aos cuidados com o sistema vascular, cuidados estes se iniciam com hábitos saudáveis para a prevenção das principais doenças dos vasos sanguíneos. Adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, não fumar, controlar doenças como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia são atitudes que colaboram para o bom funcionamento do sistema vascular e prevenção de doenças.

Uma vez que as doenças já existem, o diagnóstico precoce Angiologista 2deve ser realizado para que o melhor tratamento, seja clínico ou cirúrgico, seja instituído.