Qual o papel do Anestesista?


Qual o papel do Anestesista?

Qual o papel do Anestesista?

Quem é o Anestesista?

O anestesiologista, popularmente chamado de anestesista, é um médico formado pelas Faculdades de Medicina reconhecidas pelo Ministério de Educação e com residência médica (especialização) em Anestesiologia. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia gradua e regulamenta a atividade, obrigando seus membros a uma atualização periódica.

Como se tornar um Anestesista?

Para se tornar um Anestesista, o candidato precisa, primeiramente, fazer um curso de Medicina, com seis anos de duração, e depois passar por uma Residência Médica ou Especialização de três anos em Anestesiologia. Ao finalizar a Residência, o médico precisa registrar-se no Conselho Federal de Medicina (CFM) como especialista para ser considerado apto a atuar na área.

O que faz o anestesista?

A função dos anestesistas não é apenas aplicar a anestesia. Além de escolher e aplicar a anestesia adequada para cada caso, o anestesista permanece todo o tempo do procedimento junto com você, controlando sua pressão arterial, ritmo cardíaco, respiração, oxigenação do sangue, temperatura e outras funções vitais, através da observação clínica e de monitores que o auxiliam neste controle.

Avaliação pré-anestésica, como será?

É importante que você responda corretamente a ficha de avaliação pré-operatória, leve todo tipo de exame médico que possuir que for atualizado, e que respeite as orientações quanto ao tempo de jejum. Não use cosméticos ou produtos de beleza no dia da operação e deixe em casa jóias, relógios, brincos, anéis, pulseiras etc... Informe também sobre a utilização de drogas, lícitas ou não. Estas informações são importantes e sempre serão mantidas no mais absoluto sigilo.

Como o paciente deve se preparar para anestesia?

O paciente deve estar em jejum absoluto de sólidos por 8 horas e de líquidos claros (água, suco sem polpa, café, chá) por 2 horas, levar todos os exames pré operatórios para o dia da cirurgia, informar sempre sobre sua história clínica ao anestesiologista, seus hábitos, problemas de saúde, remédios que toma ou tomou, reações alérgicas a medicamentos e experiências anteriores com o uso de anestésicos.

Medicamentos em uso pelo paciente

• Suspender: Apenas no dia do exame, não tomar medicação para tratamento de diabetes (hipoglicemiante oral, insulina, etc..) devido ao jejum necessário para a realização da anestesia. (Diabéticos não devem utilizar no dia do exame medicamentos hipoglicemiantes. Voltando a sua rotina normal de medicação, após).

• Não suspender: Manter o uso de medicamentos para tratamento de hipertensão arterial, cardiopatia, tireóide e epilepsia (ou qualquer anticonvulsivante). Mantê-los inclusive e principalmente no dia da cirurgia em seu horário habitual, quando deverão ser tomados com (pouca) água suficiente para degluti-los.

Quanto tempo dura uma anestesia?

O tempo de duração de uma anestesia deverá ser proporcional ao tempo estimado para a intervenção cirúrgica. O anestesiologista poderá manter a anestesia por quanto tempo for necessário, sem interrupção.

Quais os principais riscos ao se submeter a uma anestesia?

A anestesia teve uma evolução grande na realização de procedimentos cirúrgicos cada vez mais complexos. A questão de risco depende muito também do estado clínico do paciente, isto é, de doenças e fatores de risco que o paciente já possuí antes da realização da cirurgia. Todas essas dúvidas podem ser retiradas na consulta pré anestésica.

Durante a cirurgia:

O paciente recebe total e integral assistência do médico anestesiologista com título de especialista, presente durante todo o procedimento realizado e durante toda sua permanência no centro cirúrgico.

Qualidade em atendimento:

Nossa equipe possui todos os equipamentos e monitores necessários e obrigatórios para a realização da anestesia, de última geração e excelente qualidade.