Saúde da Mulher e Câncer


Saúde da Mulher e Câncer

Após os 40 anos, inicia-se na mulher o climatério, processo de falência hormonal ovariana lenta e progressiva, que culmina com a parada da menstruação ( a última menstruação chamamos de menopausa).

Nesta mesma fase outros hormônios também começam ter sua produção diminuída, do pâncreas, da tireóide, do sono, e outros, mas só percebemos os femininos, porque o “lemos” através das alterações menstruais. Neste momento outros hormônios começam também ter sua produção diminuída, como do pâncreas, da tiroide, do sono nos expondo mais às deficiências orgânicas.

Com o avançar da idade aumenta o risco de doenças crônicas e degenerativas. Algumas das doenças mais comuns nesta faixa etária, como diabetes e hipertensão, são silenciosas. Por isso, é necessário estar sempre investigando e fazendo exames.

Em relação aos tumores, o mais frequente é o de mama, à medida que aumentamos a idade de expectativa de vida. Embora mais frequente depois dos 50 anos, temos uma incidência de 29% antes desta idade, o que justifica que todas as mulheres tenham esta preocupação.

Há várias evidências moleculares da existência também de uma herança não genética, chamada de epigenética (não dependentes dos genes) que demonstram que um organismo pode ajustar a expressão de seus genes de acordo com o ambiente onde vive, sem mudanças no seu genoma, e transmitir para as gerações futuras, como demonstrado em vários estudos, com maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Enquanto aguardamos a evolução dos métodos, que alcançarão as próximas gerações, devemos nos resguardar.

Em relação aos tumores malignos devemos estar atentos não apenas à mama e ao aparelho genital feminino, mas também ao pulmão e aparelho gastrointestinal, que podem desenvolver tumores numa incidência considerável de acordo com a idade. Cuidados alimentares com a ingestão de alimentos bioativos , atividade física regular e bem-estar espiritual são fatores protetores das agressões do meio que vivemos. O ginecologista é o médico que tem a função de resguardar a saúde da mulher indicando os cuidados preventivos de maneira geral e o diagnóstico precoce das doenças.