Sintomas de apendicite


Sintomas de apendicite

O principal sintoma característico da apendicite aguda é uma dor abdominal intensa, localizada no lado direito inferior da barriga, perto do osso do quadril.

No entanto, a dor da apendicite também pode começar mais leve e de forma difusa, sem localização específica em redor do umbigo. Ao fim de algumas horas, é comum que essa dor se vá deslocando até ficar centrada em cima do apêndice, ou seja, do lado inferior direito da barriga. 

Uma forma que pode ajudar a confirmar a apendicite é fazer uma ligeira pressão sobre o local da dor e depois soltar rapidamente. Se a dor for mais intensa, pode ser sinal de apendicite e, por isso, é aconselhado ir no pronto-socorro para fazer exames, como ultrassom, para confirmar se existe alguma alteração no apêndice.

Em alguns casos, estes sintomas também podem aparecer devido apenas ao excesso de gases, porém, se não melhorarem após 1 dia, deve-se ir ao hospital para despistar o diagnóstico de apendicite.

Como identificar apendicite no bebê

A apendicite é um problema raro em bebês, no entanto, quando acontece provoca sintomas como dor na barriga, febre e vômitos. Além disso, também se pode notar, em alguns casos, um inchaço na barriga, assim como extrema sensibilidade ao toque, que se traduz com choro fácil ao tocar na barriga, por exemplo.

Por isso, se existir suspeita de apendicite é muito importante ir imediatamente ao pronto-socorro ou ao pediatra, para que sejam feitos os exames necessário de forma a iniciar rapidamente o tratamento adequado.

Sintomas de apendicite crônica

Apesar da apendicite aguda ser o tipo mais comum, algumas pessoas podem desenvolver apendicite crônica, na qual surge uma dor abdominal generalizada e difusa, podendo ser um pouco mais intensa no lado direito e embaixo do abdômen. Esta dor pode durar vários meses ou anos, até que seja feito o diagnóstico correto.

Quando ir ao médico

Deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro se surgirem sintomas da apendicite, especialmente se após algumas horas também surgirem:

Aumento da dor abdominal;

Febre acima de 38ºC;

Calafrios e tremores;

Diarreia ou vômito com sangue.

Esses sintomas podem indicar que o apêndice se rompeu e que as fezes se espalharam pela região abdominal, podendo causar um infecção grave