Sintomas de hérnia cervical

Como identificar a hérnia cervical.

Sintomas de hérnia cervical

Os principais sintomas de hérnia de disco cervical são dor no pescoço, que pode se espalhar para os ombros, braços e mãos, e sensação de formigamento e de dormência, No entanto, nos casos mais graves também pode surgir diminuição da força muscular e dificuldade para movimentar o pescoço.

A hérnia de disco cervical é o deslocamento de parte do disco intervertebral, que é a região entre uma vértebra e outra, causado na maioria das vezes pelo desgaste da coluna e má postura. Dependendo do grau de deslocamento, a hérnia de disco não causa nenhum sintomas ou pode passar comprimir um nervo, causando as dores.

azem parte da coluna cervical as vértebras C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7, sendo que é mais comum o surgimento de hérnica de disco cervical entre as vértebras C6 e C7, mas independente da localização da hérnia, os seus sintomas serão sempre os mesmos.

Tratamento para hérnia cervical

O tratamento para hérnia cervical depende da localização, gravidade dos sintomas e do grau de compressão dos nervos da coluna. No início da doença, o tratamento consiste apenas em repouso, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e, eventualmente, usar colar cervical para evitar movimentos bruscos do pescoço. 

Em uma fase mais crônica da doença, quando os sintomas já duram mais que 2 meses, as condutas indicadas são a seguintes:

Usar analgésicos para aliviar as dores, como paracetamol, ibuprofeno, diclofenaco, naproxeno;

Usar relaxantes musculares, como ciclobenzaprina;

Evitar tudo o que piora as dores: trabalho físico pesado, ficar muito tempo numa mesma posição, fazer movimentos bruscos;

Fazer massagens de relaxamento dos músculos do pescoço;

Aplicar compressas quentes na região dolorida 3x/dia;

Correção da postura para tentar reduzir a compressão das raízes;

Fazer alongamentos para melhorar os movimentos do pescoço;

Fazer exercícios para fortalecimento dos músculos das costas;

Praticar atividades como caminhadas, hidroterapia e pilates.

No entanto, se os sintomas persistirem, pode ser recomendado fazer cirurgia para retirar a hérnia e descomprimir a coluna cervical. Também pode ser realizada uma fusão das vértebras afetadas ou inserção de uma prótese de disco.