Sintomas de infecção por E. coli


Sintomas de infecção por E. coli

E. coli é uma bactéria que habita naturalmente no intestino de humanos e de alguns animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como gastroenterite ou infecção urinária, dependendo se o excesso de bactérias surgiu no intestino ou no trato urinário e acontecendo, principalmente, quando se consome água ou alimentos contaminados.

Assim, é preciso sempre higienizar bem os alimentos, especialmente saladas cruas, não reaquecer mais de 1 vez a comida já pronta, consumir sempre água filtrada ou fervida e lavar bem as mãos antes e depois de usar o banheiro.

Sintomas de Infecção Intestinal por E. coli

A infecção intestinal causada pela E. coli é uma gastroenterite que, quando é causada por outros vírus, pode ser curada em casa com cuidados na alimentação e repouso. No entanto, quando é provocada pela E. coli, geralmente é preciso utilizar antibióticos. Assim, se os sintomas não estiverem melhorando após 3 dias, é importante ir ao médico para identificar se é uma infecção com E. coli e iniciar o uso do antibiótico.

Sintomas de infecção urinária por E. coli
Estes sintomas surgem quando o excesso de E. coli afeta o trato urinário e podem incluir:

Dor/ardor ao urinar;
Muita vontade de urinar com pouca quantidade de urina;
Urina turva;
Forte odor desagradável na urina.
Além disso, se as bactérias afetarem os rins, também é comum surgir febre acima de 38ºC, dor no fundo das costas e vômitos.

A infecção urinária causada por essa bactéria é mais comum em mulheres devido à proximidade do ânus com a vagina, tornando mais fácil a transmissão da bactéria de um lugar para o outro. Para prevenir, a mulher deve beber bastante água, evitar o uso constante de duchas na região vaginal e limpar essa área na direção da vagina para o ânus. Veja mais dicas em

Como é feito o tratamento
O tratamento para E. coli vai depender dos sintomas e da idade do paciente, mas normalmente a infecção intestinal causada por essa bactéria é tratada com:

Repouso;
Aumento do consumo de água, chás ou sucos;
Alimentação leve, onde dá-se preferência ao consumo de frutas, legumes e verduras;
Remédios analgésicos orientados pelo médico para aliviar a dor e o desconforto;
Remédio contra enjoos, para evitar as náuseas e os vômitos.
Além disso, caso o indivíduo apresente diarreia com sangue ou outras complicações, o médico poderá receitar o consumo de antibióticos. A doença dura em média de 5 a 10 dias e a diarreia costuma melhorar a partir do 4º dia