Apesar de ser mais comum em mulheres, a infecção urinária também pode afetar homens e causar sintomas como urgência para urinar e dor e ardor durante ou logo após o fim da micção.
Essa doença é mais comum em homens com mais de 50 anos de idade, especialmente nos que costumam praticar sexo anal e que não foram circuncidados, além de homens que têm algum problema que bloqueia a saída da urina ou que usam sonda para urinar.
Assim, deve-se estar atento aos seguintes sintomas:
No entanto, também é comum que a infecção não cause nenhum sintoma nos homens, sendo identificada apenas durante exames médicos de rotina.
O diagnóstico da infecção urinária nos homens é feito principalmente com base no histórico dos sintomas e através do exame de urina, que irá identificar a presença de micro-organismos que possam estar causando o problema.
Além disso, o médico pode fazer perguntas sobre a vida sexual para identificar fatores de risco para infecções ou DSTs, além de poder fazer um exame de toque, para verificar se existe um aumento no tamanho da próstata.
Em homens jovens e com sinais de próstata aumentada, para identificar o urologista também pode recomendar exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia e cistoscopia para avaliar se existem outros problemas no trato urinário.
O tratamento para infecção urinária nos homens é feito de acordo com a causa do problema, sendo normalmente necessário tomar antibióticos.
Em geral, os sintomas começam a melhorar após cerca de 2 dias de uso do medicamento, mas nos casos mais graves pode ser necessário fazer um tratamento mais prolongado, com duração de duas ou mais semanas, ou com internamento hospitalar.
Alguns fatores aumentam o risco de homens desenvolverem infecção urinária, como:
Além disso, homens que não são circuncidados também têm maiores chances de terem infecções urinárias e doenças sexualmente transmissíveis, pois o excesso de pele no pênis dificulta a limpeza e aumenta o risco de proliferação de micro-organismos no local.
Fonte: Tua Saúde