Tecnologia - Ônus e Bônus - Série sobre as Tecnologias - Texto 2


Tecnologia - Ônus e Bônus - Série sobre as Tecnologias - Texto 2

Tecnologia – Ônus e Bônus

Atualmente a tecnologia proporciona vários benefícios, como conectar pessoas que estão longe ou disponibilizar informações de forma fácil e rápida. Os smartphones são um bom exemplo de praticidade. Com eles, é possível tirar fotos, gravar vídeos, acessar aplicativos úteis no dia a dia, responder e enviar e-mails, acessar redes sociais, dentre outros. Além do mais, a possibilidade de resolver problemas a distância usando a tecnologia é algo muito importante na atualidade. Porém, esse recurso pode gerar sérios problemas se for usado de forma excessiva.

Pensando nisso, é importante discutirmos sobre os principais problemas gerados pela utilização incorreta da tecnologia e como ela pode influenciar e provocar danos à saúde mental das pessoas.

Alguns exemplos de danos ocasionados pelo uso excessivo do celular:

  • Prejudicar a coluna: O uso dos celulares está mudando a postura. A tendência é a de pender o pescoço para frente para ler algo no smartphone ou tablet. Essa postura comprime os nervos que elevam a cabeça e causam dores de cabeça e a sensação de cansaço e rigidez na região,
  • Danos aos olhos: Focar a visão em um objeto pequeno por muito tempo pode deixar os olhos ressecados, o que pode causar inflamações e infecções. Se o hábito de manusear smartphones começa já na infância, os danos podem ser iniciados ainda mais cedo.
  • Danos à audição: É comum colocar fones nos ouvidos para escutar música ou mesmo para conversar com alguém. Mas o fato é que muitos aparelhos não encaixam perfeitamente na orelha, fazendo com que o volume seja aumentado. Isso causa danos à audição a longo prazo.
  • Atrapalhar o sono: Manter aparelhos eletrônicos ao lado da cama tende a atrapalhar o sono. As luzes que ficam acesas interferem na produção de hormônios que ajudam a dormir, como a melatonina. Desligar o celular ou mantê-lo fora do quarto é recomendado.
  • Atrapalhar relacionamentos: Smartphones foram feitos para facilitar a comunicação, mas podem ter efeito contrário. É comum não dar a devida atenção a pessoas que estão fisicamente presentes e pesquisas mostram que quanto mais engajada é uma pessoa nas redes sociais, menos contato mantém com a família.
  • Infertilidade Masculina: Segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos, em Cleveland, o celular estaria relacionado com infertilidade masculina por aumentar a temperatura dos testículos. E o problema ocorreria justamente porque a maiorias dos homens guarda o aparelho no bolso da calça, próximo aos testículos. Os pesquisadores descobriram que os homens que usavam o celular mais de quatro horas por dia tinham sua produção de espermatozoides diminuída em 50%.
  • Acne: A tela dos smartphones esquenta em contato com a pele e pesquisas já mostraram que carrega 18 vezes mais germes do que um banheiro masculino.

Nos próximos artigos, iremos expor os danos ocasionados pelo uso excessivo da tecnologia para a saúde psicológica.

Deixo algumas perguntas para reflexão:

Quanto tempo você dispõe do seu dia para a internet?

Quando acorda, primeiro dedica um tempo para cuidar de você, ou a primeira coisa que faz é chegar o watsapp?

Tem escutado as pessoas próximas? Com carinho e contato visual?

Negligencia tarefas importantes para passar mais tempo na internet?

Bloqueia os pensamentos perturbantes sobre a sua vida com pensamentos reconfortantes da Internet?

Perde o sono devido a estar na Internet até muito tarde?

Diz a si mesmo “só mais uns minutos” quando está na Internet?

E por fim, com toda sinceridade... A sua relação com as tecnilogias pode estar prejudicando sua saúde? 

 

Fonte: Débora Clais