Terapia Cognitiva Comportamental

O que é a Terapia Cognitiva Comportamental?

Terapia Cognitiva Comportamental

Terapia Cognitiva Comportamental

Terapia é para todo mundo e dentro da psicologia existem diversas abordagens terapêuticas. Durante a atuação no mundo das terapias, acredito que todas as teorias podem contribuir para saúde mental e qualidade de vida das pessoas.

Hoje venho falar da Terapia Cognitiva Comportamental. Essa abordagem procura compreender a forma que interpretamos uma situação que nos afeta e não os acontecimentos em si. Ou seja: A TCC nos explica que o que nos afeta emocionalmente não são os acontecimentos e eventos que ocorrem em nossas vidas, e sim a maneira como os interpretamos e lidamos com eles.

A Terapia Cognitiva foi fundada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano. Beck propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da depressão" que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos.

Essa abordagem é bastante específica e direta. Indicada para tratamento diversos transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, estresse, luto, dificuldades nos relacionamentos, dificuldade de aprendizagem, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, desenvolvimento pessoal entre outros.

Na TCC, nos debruçamos para analisar os pensamentos, emoções e comportamentos que ocorreram em uma determinada situação. Esses pensamentos podem ser positivos ou negativos – depende de cada situação vivenciada. Através do processo terapêutico o profissional poderá ajudar o cliente a distinguir cada um desses pensamentos, elaborá-los para entendê-los com clareza e, assim, possuir autonomia para, se necessário, mudá-los.

Para isso, durante as sessões o profissional vai ‘psicoeducando' e identificando sentimentos, pensamentos e comportamentos apresentados em situações descritas pelo cliente. A partir disso, alguns padrões vão sendo identificados. Quando pensamento, emoção e comportamento estão em equilíbrio, é muito mais fácil agir de forma consciente e sem prejuízos. Para isso, é preciso saber distingui-los, entender como um influencia o outro e avaliar de forma crítica a veracidade de nossos pensamentos automáticos, (costumo dizer que a nossa ‘mente’ chama-se ‘mente’ porque ela mente muito para nós) então com isso, é possível desenvolver habilidades para perceber quando essas percepções mentirosas aparecem, interrompendo e modificando suas consequências.

Todos podem fazer a Terapia Cognitiva Comportamental: homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas com algum transtorno mental ou que estão passando por qualquer tipo de conflito interno.

Todos nós temos um óculos com lentes únicas que nos possibilita enxergar a nós mesmos, os outros e o mundo, infelizmente algumas vezes nossas lentes não estão ajustadas de uma forma que possamos enxergar com clareza nossa realidade. A terapia nos auxilia a ajustar as lentes, entender que temos cognições distorcidas da realidade e que elas podem nos impedir de viver uma vida mais leve e feliz.

Somos parte de tudo que já nos aconteceu, podemos olhar para cada situação e ajustar as lentes para enxergar quanta força e aprendizado podemos deter com as situações que interpretamos como inteiramente negativas. Tomar posse do que pagamos um preço (as vezes um preço caro) e aprender a interpretar de forma mais positiva, caminhando na estrada do que é, e não no que achamos que deve ser, é algo libertador e possível.

Se você acredita que precisa ajustar as lentes para ver o mundo com mais clareza e extrair dos acontecimentos a força e aprendizado que eles nos fornecem, busque conhecer a forma que você pensa, sente e age. Investir no autoconhecimento é um tesouro inestimável. Para finalizar, busque seguir um conselho tão antigo e atual: Conheça a ti mesmo!

Raul Seixas nos deixou outro bom conselho, a vida é muito breve para se ter: “Aquela velha opinião formada sobre tudo!” Mudar é possível e preciso!

Fonte: Débora Clais