Terapia para Casais - Cuidados com o amor

Cuidando do Amor

Terapia para Casais - Cuidados com o amor

Cuidando do Amor...

Quem já sonhou em TER uma pessoa carinhosa, boa, trabalhadora, dedicada, amorosa, fiel, cheirosa, honesta, enfim, repleta de virtudes para caminhar lado a lado na estrada da vida? Quem já buscou TER um grande amor para si? Acredito que muitos... Porém, vamos mudar um pouquinho a pergunta: Quem já sonhou em SER uma pessoa carinhosa, boa, trabalhadora, dedicada, amorosa, fiel, cheirosa, honesta, enfim, ser repleto de virtudes para caminhar lado a lado na estrada da vida? Quem Já buscou SER o grande amor de alguém? Talvez alguns.

A Terapia de Casal tem sido uma das áreas mais estudadas nos últimos tempos, sua procura tem aumentado, isso porque muitas pessoas apenas esperam que um bom casamento, um bom relacionamento venha pronto, porém, isso é irreal, sabemos que boas relações são possíveis somente quando são construídas a quatro mãos e dois corações.

Vejo no consultório alguns motivos que levam os casais a pensarem em separação e muitas vezes chegarem de fato ao divórcio.

A Terapia de Casal tem o objeto de contribuir com a resolução dos conflitos, abrindo espaço para uma comunicação mais assertiva, buscando um alinhamento entre as expectativas do casal.

Muitas pessoas acreditam que buscar Terapia para a Relação significa que o amor esta findando, isso também não é real, buscar auxilio para a relação é sinônimo de amor e cuidado para algo em que acreditamos.

A terapia auxilia no desenvolvimento do auto amor, como já disse um mestre sábio que passou pela Terra: Ama teu próximo como a ti mesmo. Precisamos Ter amor para poder Amar. Muitas pessoas não desenvolveram o amor por si mesmas e esperam que o cônjuge forneça o amor que elas próprias não se dão. Não funciona.

Outro ponto trabalhado é o equilíbrio na relação. Importante identificar se existe troca equivalente. Quando o equilíbrio deixa de existir, facilmente percebe-se um desgaste e trocas de papeis. Vejo pessoas ocupando o papel de ‘mamães’ ou ‘papais’ dos cônjuges, dando-lhes muito, tentando reeduca-los, infelizmente são relações, que se não equilibrarem, caminham para o abismo do divórcio. Essa postura geralmente gera consequências negativas na área sexual do casal, reduzindo a libido e a sensualidade. Fica difícil seduzir uma pessoa que representa inconscientemente uma figura paternal ou maternal.

O diagnóstico das possíveis causas dos conflitos, incentivo ao dialogo, o trabalho com a sexualidade, sonhos e realizações a dois, redução de competições e inseguranças, desgastes devido brigas e ofensas, autorresponsabilidade e identificação das linguagens e formas de demonstração de amor são temas trabalhados durante a terapia.

O papel do terapeuta diante do casal é de ajudá-los a entender quando e como as “dificuldades” começaram e como estão afetando a vida a dois, principalmente porque estamos falando de duas vidas que vem de históricos e famílias diferentes e estavam acostumadas a viver ao seu modo, mas que passam a viver juntas, para, então, capacitá-lo a analisar as situações e a encontrar formas de administrá-las.

Um relacionamento saudável se constrói pelo respeito às diferenças do outro. E quando isso não existe mais, dificilmente terão uma relação resistente ao menor dos problemas.

Assim como dito anteriormente, muitas podem ser as razões que levam um casal a buscar pelo auxílio de um profissional. Cada casal, em sua intimidade, sabe de suas questões, dúvidas, inseguranças e conflitos internos. E muitas vezes os casais não se sentem à vontade de abordar, entre si, essas questões.

Algumas perguntas como: “Que nota você se dá como cônjuge?”, “O que você faz para que seu amor se sinta especial?”, “Como você se sente amado?”, “O que precisa acontecer na sua relação para que você sinta-se feliz?”, “O que seu cônjuge faz de bom para você?”, “Como você vê a sua relação daqui 01 ano? E daqui 5 ou 10 anos?” nos coloca a refletir sobre como anda nossa relação conjugal, como atuo para cuidar dela e quais as perspectivas futuras com o relacionamento.

O amor é uma construção, dia a dia, atitude a atitude, palavra a palavra, passo a passo...

Algumas dificuldades todos os casais encontraram, mas, se a meta for SER uma pessoa cada vez melhor para o outro, essa caminhada se torna mais leve e possível.

Todas as manhãs fazemos uma escolha: continuar regando o jardim do relacionamento ou, simplesmente deixa-lo morrer. Acredite, um dia sem olhar, sem cuidar desse jardim, pode ser perigoso, existem ervas daninhas, pragas, a falta de água que podem ser fatais.

Cuide do seu amor, cuide da sua relação como quem cuida de algo muito precioso, porque no fundo sabemos que valiosa mesmo é a vida, que valioso mesmo é o Amor.

Sou agraciada por Ser e Ter um amor, que me faz querer caminhar dia a dia buscando SER uma pessoa melhor. Depois de você meu amor, a vida ganhou novas cores, me sinto amada quando me olha, quando sorri, quando você também busca ser cada dia melhor! Gratidão por dividir a estrada da sua vida comigo. És o que tenho de mais valioso! Amo-te!

Finalizo com uma frase de Bert Hellinger “Uma das bases da vida de um casal bem sucedido é que eles considerem que cada um tem o mesmo valor. Para cada um do relacionamento isso consiste em dizer ou outro: “eu preciso de você!”. E, ao faze-lo, os membros do casal cuidam da harmonia entre dar e receber. Quando cada um pega o que o outro lhe dá, ninguém é melhor ou menor que o outro. Uma igualdade, uma equivalência é estabelecida e a ordem abarca o amor!”