Tratamento para infecção urinária na gravidez


Tratamento para infecção urinária na gravidez

O tratamento para a infecção urinária na gravidez geralmente é feito com antibióticos como a Cefalexina ou Ampicilina, por exemplo, prescritos pelo obstetra, durante cerca de 7 a 14 dias, depois do médico fazer o diagnóstico através do exame de urina.

O uso dos antibióticos para tratar a infecção urinária na gestação só deve ser feito sob orientação médica, pois nem todos os antibióticos podem ser utilizados, pelo risco de poderem prejudicar o bebê.

Desta forma, os remédios mais indicados para o tratamento da infecção urinária na gravidez, além da Cefalexina ou Ampicilina, incluem:

Amoxicilina; Ceftriaxone;
Ceftazidime; Nitrofurantoína;
Macrodantina.
É importante realizar o tratamento para infecção urinária na gravidez, mesmo que ela não gere sintomas, pois quando não tratada, ela pode causar problemas renais, parto prematuro ou aborto espontâneo, por exemplo.

Para complementar o tratamento prescrito pelo médico, também pode-se tomar o suco de arando, pois tem ação antisséptica e adstringente. 

Durante o tratamento para infecção urinária na gravidez, é também importante ter alguns cuidados como:

Beber 1,5 a 2 litros de água, água de coco, sucos naturais ou chás por dia. Veja quais os chás que a grávida não pode tomar;
Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro;
Urinar depois de ter relações sexuais;
Limpar a região íntima de frente para trás.
Estes cuidados ajudam a diminuir o tempo da infecção urinária e a evitar o aparecimento de novas infecções urinárias.

Sinais de melhora
Os sinais de melhora da infecção urinária na gravidez incluem a diminuição da dor ou ardor a urinar, assim como, da urgência em urinar.

Sinais de piora
Os sinais de piora da infecção urinária na gravidez surgem quando o tratamento não é feito e incluem aumento da dor e ardor a urinar, aumento da frequência e urgência em urinar, urina turva e aparecimento de sangue na urina.

Se estes sinais surgirem o médico deve ser consultado para adequar o tratamento, prevenindo complicações.