Acolher nossa história


Acolher nossa história

Todos somos protagonistas da nossa novela real, carregamos em nós, marcas de todos os dias vividos e resultados de todas as nossas escolhas.

Olhar para trás e analisar que nossa história é única e por causa dela somos quem somos, contemplar os acertos e aprender com os erros, ter orgulho da nossa jornada nos fortalece.

Revisitar nossa vida com olhar amoroso, encantado o que passamos é muito saudável. Porem nem todos tem um bom olhar para a própria história, a maioria das pessoas são juízes severos de si mesmos, apontando as falhas e condenando ao sofrimento.

Para olhar com mais amor para nossa trajetória, precisamos reconhecer as raizes, onde iniciou: com a nossa família, a cultura onde nascemos, os costumes e valores ensinados e apenas lhe damos continuidade desde então.

Todo esse contexto, formado por nossas origens, vivencias, rotinas, aprendizagens, são as estruturas das nossas escolhas. Podemos olhar para o contexto com ingratidão, acreditando que tudo que nos deram foi ruim e desnecessário ou com olhar grato e fazer algo bom, construir novos conceitos, rotinas, aprendizados em cima da estrutura que nos foi legada, para isso, é preciso um pouco de coragem.  Diz o querido autor Bert Hellinger “Sofrer é mais fácil que resolver!” “Reclamar é mais fácil que agir!”.

O que aconteceu na nossa história, não pode ser esquecido nem mudado, não faz sentido nos castigar pelos erros, podemos escolher como AGIR e REAGIR ao passado. Podemos adotar a tristeza e rechaça-lo ou adotar a alegria do aprendizado. Todos temos essa ESCOLHA, essa oportunidade de controle.

Fazer as pazes com o passado é reconciliar consigo mesmo. Perder o receio de olhar para trás, não negar a própria jornada, desistir da ideia de apagar trechos ou fingir que não ocorreram, ficamos fortalecidos e evoluímos justamente com os trechos e momentos difíceis da nossa história.

Então não queira apagar nenhuma parte da sua caminhada, quando a pessoa faz recortes de si mesma, da sua vivencia, segue fragmentada, incompleta para o mundo, para a vida. Existem histórias muito difíceis e, por esse motivo, a pessoa pode querer esconde-la do outro, mas jamais poderá esconde-la de si. Acolher sua história na integra, pode ser desafiador, um processo dolorido e por vezes um caminho solitário, mas momentos de inclusão, tomar posse da sua biografia, de quem você é, certamente vai te levar a uma liberdade nunca sentida antes, assim como a lagarta, que passa pelo processo dolorido e solitário para alçar o voo e a beleza da borboleta. Para isso, permita metamorfosear-se!

Cada biografia é única, todos temos uma vida singular. Todos temos uma história bonita, triste, desafiadora, fracassada, vitoriosa, enfim, interessante para contar. Por favor, lembre-se da beleza existente em cada etapa da vida. E você esteve presente em cada uma delas e está aqui, VIVO, sobreviveu a todas elas para contar sua história! Então, conte-a, com amor e orgulho!

Fonte: Débora Clais