Bruxismo, ranger ou apertar os dentes


Bruxismo, ranger ou apertar os dentes

Bruxismo, ranger ou apertar os dentes

Bruxismo é o hábito de encostar, comprimir ou ranger os dentes involuntariamente. Então, quando alguém diz “Eu não tenho bruxismo, eu só aperto dentes”, na verdade apresenta um tipo de bruxismo, caracterizado por apertamento. A forma mais recente de se classificar o bruxismo é pelo período em que ele ocorre se durante o sono ou quando estamos acordados (vigília). Em muitos casos a pessoa acometida pelo bruxismo, nem sequer tem consciência de que pratica este habito durante o sono.

Se você desperta com dor de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo, um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Além de causar um desgaste anormal da superfície dos dentes, o bruxismo deixa os dentes doloridos e pode levar a disfunção temporomandibular DTM, que afeta a articulação da mandíbula e a musculatura da mastigação.

Por ser um ato inconsciente, a maioria dos pacientes que sofre de bruxismo só se inteira da sua condição quando o rangido noturno é ouvido por outras pessoas ou durante um exame dentário de rotina, no qual o dentista nota um desgaste excessivo dos dentes e rachaduras no esmalte. Outros sinais e sintomas sugestivos de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.

O dentista é o profissional indicado para fazer um diagnóstico preciso e, se a origem da dor facial for o bruxismo, sugerir o tratamento adequado.

Ao examinar os seus dentes minuciosamente o seu dentista poderá determinar qual é a fonte potencial do seu bruxismo e fazer as seguintes sugestões:

• O uso de aparelhos orais removíveis (placas interoclusais) para dormir. Este aparelho é feito sob medida pelo seu dentista e impede que os dentes superiores se atritem com os dentes inferiores evitando assim o desgaste dos mesmos.

• Técnicas que visam promover o relaxamento muscular e diminuir a tensão cotidiana, aplicação de toxina botulinica (botox), etc.

• Correção do alinhamento dos dentes de modo a igualar a mordida através da restauração da superfície dos dentes ou aparelhos ortodônticos.