Cirurgia Plástica das Orelhas


Cirurgia Plástica das Orelhas

Nossas orelhas são essenciais para harmonia da face. Apenas percebemos isso quando existe alguma anormalidade, ou quando são proeminentes (orelhas em abano). Alterações como estas podem ser consideradas estéticas por muitos mas são extremamente incômodas porque comumente geram apelidos na infância e o “bullying”.

A partir dos 7 anos, as orelhas já possuem a forma definitiva, por isso já pode ser realizada a cirurgia plástica das orelhas, a qual chamamos de otoplastia. Pode ser realizada com anestesia local, dura cerca de 90 minutos e as cicatrizes costumam ser bem discretas, pois ficam sempre atrás das orelhas e, quase sempre imperceptíveis.

O desconforto é mínimo (tanto que pode ser feita em crianças, com anestesia local). Nos primeiros dias, a orelha fica mais sensível, logo, é prescrito medicação apenas para dor. Existem também outros riscos, e sempre são explicados antes do procedimento.

Os retornos às atividades normais se dá no dia seguinte e deve-se usar uma faixa de tecido para proteger as orelhas por 3 semanas. Cirurgia de pequeno porte para resolver um problema que nem sempre é pequeno.