Dicas para uma mente saudável


Dicas para uma mente saudável

Nossas prioridades podem variar, mas uma coisa é certa: precisamos de saúde (física e mental) para atingir nossos objetivos.

Veja as dicas do Psiquiatra Eduardo Pimentel para manter uma mente saudável e por consequência possibilitar maior qualidade de vida.

• Tenha uma alimentação saudável. São inúmeros os benefícios trazidos por uma dieta nutritiva e balanceada para a saúde mental. Além de elevar a autoestima e a disposição, estudos recentes indicam que a adoção de uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e cereais, pode ajudar a prevenir doenças mentais, como a depressão.

• Pratique atividade física. Sempre ouvimos falar sobre o quanto a prática de exercício físico é importante para o nosso corpo. Para a nossa mente não é diferente: a atividade física ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, melhora a memória e o humor. Que tal tirar os tênis do armário e começar a praticar esportes nesse novo ano?

• Cuide de seu sono. Um boa noite de sono nos revigora e dá energia para enfrentar os problemas e desafios do dia a dia. Na cama, devemos evitar distrações que podem prejudicar o sono, como a televisão e o celular. O quarto deve ser um ambiente calmo e confortável. Uma boa dica é tentar dormir e acordar sempre nos mesmos horários.

• Valorize os relacionamentos e as amizades. Manter uma rede de amizades e contar com o apoio de familiares são fatores-chave para uma mente saudável. Procure conhecer pessoas e fazer novos amigos. O isolamento e a solidão predispõem ao desenvolvimento de doenças, inclusive transtornos psiquiátricos.

• Mantenha o seu cérebro ativo. Estude, trabalhe, leia, busque conhecimento, aprenda coisas novas. Assim como o corpo, nosso cérebro também precisa ser exercitado, e isso favorece áreas como a concentração, a memória e o raciocínio.

• Reserve um tempo para o lazer. Em meio à correria do trabalho e às preocupações dos dias de hoje, muitas vezes nos esquecemos de guardar um tempo para fazer as coisas que mais gostamos. Atividades de lazer são grandes aliadas no combate ao estresse.

• Evite consumir álcool, cigarro e outras drogas. Além do risco de dependência, substâncias psicoativas podem desencadear e até mesmo agravar doenças mentais preexistentes.

• Se preciso, procure ajuda. Passou- -se o tempo em que as pessoas sofriam em silêncio e tinham receio de buscar ajuda. Caso esteja enfrentando problemas e precise de auxílio, procure um médico psiquiatra, o profissional especializado na área de saúde mental.