Importância da família do pré ao pós-operatório da Cirurgia Bariátrica


Importância da família do pré ao pós-operatório da Cirurgia Bariátrica

Hoje, no dia da família, aproveitamos a oportunidade para valorizar e mostrar a importância do apoio dos familiares aos pacientes bariátricos.
Sabemos que os familiares muitas vezes reconhecem a importância de seu apoio durante o pré ao pós operatório,  sabem que sua presença e incentivo é  necessário e fundamental para o sucesso da cirurgia, mas muitas vezes não conhecem como podem contribuir com o paciente. Aqui seguem portanto algumas dicas que podem ser úteis:


•    Desde o início, procure acompanhar o paciente nas consultas e reuniões pré-bariátricas. Conhecendo mais sobre a cirurgia, sanando dúvidas, o familiar sentirá mais confiança e segurança durante os cuidados com o paciente.

•    Durante a fase de internação, incentivar para que o paciente siga rigorosamente as orientações dos profissionais da equipe – cirurgião, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta,

•    Atenção para os horários de caminhada, alimentação ( quantidades a cada horário) e exercícios respiratórios. Se preferir, a dica é usar um caderno ou bloco para anotações.

•    Ainda durante a fase de internação, mostrar-se disposto a auxiliar nos cuidados de locomoção e higiene que o paciente solicitar ou necessitar.

•    No pós-operatório inicial,o paciente pode não sentir fome nem vontade de se alimentar, o familiar deve incentivá-lo, mostrando que é importante para manter-se nutrido.

•    Caminhar é fundamental. Após a alta hospitalar, o paciente deve continuar caminhando todos os dias de acordo com as oreintações recebidas. Acompanhá-lo pode ser uma boa oportunidade para  praticarem uma atividade juntos.

Agende uma avaliação.

Dr Thiago Patta
Videocirurgia e Cirurgia Bariátrica. Mestre em Biotecnologia. Presidente SOBRACIL-RO. Membro Titular SBCBM, ASMBS e IFSO. Diretor @institutovigor
www.institutovigor.com.br


 

Fonte: Assessoria