Planejar é preciso!

Até uma casa precisa de planejamento para ser construída, imagine uma vida!

Planejar é preciso!

Planejar é preciso

Como foi seu ano de 2021? Sabemos que ainda se trata de um período atípico, ainda estamos passando pela tempestuosa pandemia. Olhar para o ano de 2021, agradecer por tudo que vivemos e lembrar: em tudo daí graças, isso nos fortalece e nutre para o próximo ano. Neste sentido precisamos receber de braços abertos o ano que está para iniciar. Uma boa maneira de fazermos isso, é planejando, desejando para os próximos dias coisas boas, sonhos possíveis, plantar sementes bonitas para colher bons frutos posteriormente.

O que você tem planejado para o ano vindouro?

Na vida existem varias áreas que precisam de planejamento: trabalho, relacionamento, saúde, espiritualidade, finanças, estudos, lazer entre outras. Se você quer um plano mais amplo, o ideal é se debruçar sobre cada uma das áreas, uma por uma e dar um olhar e um lugar no seu dia a dia para cuidar e encontrar estratégias de cuidados para cada uma. Se quer um plano mais simples, então procure definir suas metas dentro das áreas que forem essenciais pra você. Decio Oliveira, um dos meus queridos mestres diz: O que seu dia não contém, sua vida não contém...

O que você deseja que exista em sua vida?

Saúde: Não apenas como andam suas idas ao médico ou como está sua alimentação ou se você precisa fazer um regime, mas trabalhar a prevenção com atividades físicas, iniciar a terapia para cuidar melhor das emoções e da mente, enfim, quais são seus objetivos para sua saúde?

Relacionamentos: Família, amigos, colegas de trabalho, e até mesmo o relacionamento com Deus e com os seres da natureza. Quais os tipos de relacionamentos você cultiva e deseja para o próximo ano?

Estudos: Neste item, inclua leituras, acesso à informação e todas as formas de aumentar seu conhecimento, tanto acadêmico e profissional quanto espiritual. 

Trabalho: Como você se sente em relação ao seu trabalho, o quanto você se valoriza nesta área, tem buscado se atualizar, exerce com amor, sente alegria em servir a vida. Lembrando que trabalho não é apenas o remunerado, trabalho é o ato de servir alguém, prestar um serviço ao outro, a família, a comunidade. Como está a sua área neste sentido e como deseja que ela esteja nos próximos meses?

Finança:  Do controle financeiro, administração do tempo ao seu patrimônio, passando pela reflexão sobre o conceito de abundância e prosperidade, saber de fato se o que você descreve como valoroso tem um custo realmente justo para você. Quais são seus desejos materiais para sua vida, quais seus anseios financeiros, sem que isso tenha um custo muito alto para ti, como por exemplo sua saúde ou prejuízos psicológicos.

Espiritualidade:  É uma área importante, ela permeia tudo e deve estar presente em todas as outras áreas. É ela que dá a dimensão transcendente a todos os aspectos materiais e práticos da nossa vida. Mas tente pensar na espiritualidade em termos de planejamento. Como você conecta com a sua essência, com a essência das coisas todas existentes ao seu redor, como deseja nutrir essa área? Meditações, comtemplar o belo, minutos de total silencio por dia, são caminhos de auxílio para essa conexão.

Reflexões importantes:

  • Observe sua vida, como ela esta agora? 
  • Qual seria o ideal para cada área?
  • Identifique pendências, dificuldades, obstáculos, bloqueios.
  • Para cada dificuldade analise as possíveis soluções.
  • Como você usa seu tempo? Como poderá organizá-lo para viver melhor?
  • Hoje, qual a sua prioridade?
  • Quais são seus valores? O que de fato tem muito valor para você?

Por final, a reflexão que eu particularmente faço a muitos anos e compartilho com vocês: O que você quer agradecer no final do próximo ano?

Faça uma lista com as conquistas, experiências, emoções, abraços, enfim, coisas que aconteceram contigo neste ano que finda das quais você agradece.

Faça outra lista com as coisas que você deseja agradecer no final do próximo ano.

Desta forma conseguimos agradecer mais e organizar melhor nossas próximas paginas de vida!

Que 2022 seja repleto de saúde e grandes realizações!

Lembre-se: por onde For Floresça!