Seu coração está ansioso?


Seu coração está ansioso?

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem circunstâncias que não fazem parte da rotina, como por exemplo, uma cirurgia, o nascimento de um filho, uma viagem, aprovação em um trabalho ou concurso. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio. A ansiedade faz parte da vida. 

Já o transtorno da ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas:

  • Inquietação
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Tensão muscular
  • Perturbação do sono.

Devemos observar que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos, gera muito sofrimento e interfere na qualidade de vida familiar, social e profissional dos clientes.

O transtorno da ansiedade generalizada pode aparecer em pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice.

Outros Sintomas

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Além dos já citados (inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular) existem outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada: 

  • Palpitações
  • Falta de ar
  • Taquicardia
  • Aumento da pressão arterial
  • Sudorese excessiva
  • Dor de cabeça
  • Alteração nos hábitos intestinais
  • Náuseas
  • Aperto no peito
  • Dores musculares.

Diagnóstico

Para o diagnóstico do TAG, o profissional de saúde precisa levar em conta a história de vida do cliente, realizar uma avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a aplicação de exames e testes complementares.

Como os sintomas podem ser comuns a diagnósticos diferentes que exigem tratamento específico, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo. Lembrando que cada cliente possui um roteiro único de vida, sendo necessária a visão geral e sistêmica de cada pessoa, analisar a causa da ansiedade demasiada, se é reforçada por processos ambientais, mecanismos desenvolvidos na infância como método de prevenção ao sofrimento ou mesmo um comportamento aprendido durante sua trajetória.

Tratamento 

Para o tratamento do TAG é indicada a Terapia Cognitiva Comportamental objetivando avaliar as crenças intermediárias que alimentam a ansiedade e os pensamentos centrais que sustentam os sentimentos e sensações, levando a pessoa a comportamentos paralisantes ou inadequados para determinadas situações. Além de trabalhos que incluem técnicas de relaxamento, mindfuness, identificação e manejo da ansiedade entre outras.

Em alguns casos o tratamento do TAG inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sob orientação médica. O tratamento farmacológico geralmente precisa ser mantido por seis a doze meses depois do desaparecimento dos sintomas e deve ser interrompido em doses decrescentes.

Se você é visto ou se sente como alguém que anda sempre com os nervos à flor da pele e tem muita dificuldade para relaxar, necessidade de controle, cobra muito de si mesmo, se envolve em inúmeras tarefas, está sempre com pressa e com medo de não dar conta, pensamentos recorrentes sobre o futuro que não permitem que você desfrute o momento presente, é importante procurar um psicólogo para avaliar esse estado permanente de tensão e ansiedade. Não se envergonhe, não prolongue o sofrimento. Peça Ajuda!

    Para finalizar deixo trechos de uma canção que ajuda a acalmar o compasso do ansioso coração:

     Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais... Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe?

     Só levo a certeza: De que muito pouco sei... Ou nada sei

     Conhecer as manhas e as manhãs. O sabor das massas e das maçãs.

      É preciso amor pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir. É preciso a chuva para florir...

     Penso que cumprir a vida seja simplesmente, compreender a marcha e ir tocando em frente. Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu         vou...Estrada eu sou.

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora. Um dia a gente chega e no outro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz!

Você tem o dom de ser CAPAZ e ser FELIZ!

 

Fonte: Débora Clais