02 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Vamos Celebrar TODAS as cores?
“Esse dia nos lembra que o alegre, O COLORIDO existe da junção de varias cores diferentes. Que saibamos colorir nossas vidas, trazendo para perto, para o coração, as cores, pessoas, sabores e ideias diferentes, pois essas são imprescindíveis para nos colorir e nos evoluir como humanos. ” Débora Clais
Nesta sexta-feira, 02 de abril é celebrado O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de orientar a sociedade e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, derrubando preconceitos e esclarecerendo o tema.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com eventos públicos, palestras, movimentos e campanhas que acontecem por várias cidades brasileiras. A campanha “Respeito para todo Espectro” é uma delas, a qual tem plantado sementes de inclusão e colhido frutos em forma de olhares mais amorosos. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele. Também neste dia, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.
O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Pode ser percebido nos primeiros anos de vida. O TEA manifesta-se de diferentes formas em cada indivíduo, por isso o termo espectro é adotado. O autista olha pouco para as pessoas, em casos mais graves, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação social.
Após o diagnóstico, é indicado uma série de tratamentos e habilitação / reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldades no desenvolvimento da linguagem, interações sociais, comportamento repetitivos, gama restrita de interesse, entre outros aspectos. Para essas particularidades é indicado cuidados especiais e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.
Eles apresentam aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Cerca de 10% das pessoas com TEA tem grandes habilidades, artísticas, musicais e de memória (savantismo), muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, tornam-se profissionais ou artistas incríveis.
Terapias, medicamentos e muito amor e carinho auxiliam na qualidade de vida do autista e seus familiares.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade.
A pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para todos os efeitos legais, é considerada uma pessoa com deficiência. Desse modo, há leis específicas que garantem os direitos de quem possui TEA. A Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012 , por exemplo, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com essa lei, são direitos da pessoa com TEA:
Temos ainda a Lei nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), de expedição gratuita. De acordo com o texto da lei, a Ciptea tem por objetivo “garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. ”Essa lei também é conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui TEA.
“Esse dia nos lembra que o alegre, O COLORIDO existe da junção de varias cores diferentes. Que saibamos colorir nossas vidas, trazendo para perto, para o coração, as cores, pessoas, sabores e ideias diferentes, pois essas são imprescindíveis para nos colorir e nos evoluir como humanos. ”Débora Clais
Fonte: Débora Clais